Infelizmente, vivemos um momento turbulento na economia e política de nosso país, um momento perturbador e que se manifesta também na saúde das pessoas. A relação do estresse com a apertamento ou bruxismo é conhecido há muitos anos.
Nestes últimos meses estamos atendendo muitos pacientes com relato de alto grau de estresse, dormindo mal, apresentando dores musculares na face, bruxismo e apertamento dos dentes. Alguns casos em decorrência desta parafunção podem desencadear a fratura ou lasca de dentes e próteses. Tivemos um caso recentemente, que devido o alto grau de apertamento dental do paciente, ele quebrou seu dente de tal maneira, que foi necessária a extração e a instalação de um implante dentário para a devolução do dente perdido.
Outro problema encontrado é o aumento das infecções em geral, pacientes estressados ficam mais susceptíveis a infecções oportunistas. Os abcessos agudos periodontais são as manifestações na gengiva destas infeções. Com a desmotivação das pessoas ocorre uma piora da higienização, com acúmulo de bactérias que pode levar a um processo infecioso. A deficiente higienização associada ao aumento da ingestão de doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas e café para proporcionar o alívio do estresse contribui para o aumento do número de cáries e doenças gengivais.
Nós da Odontológica orientamos os nossos pacientes a fazerem limpezas e controles radiográficos frequentes para evitar maiores danos e prejuízos. A prevenção como mecanismo de controle dos problemas bucais é o melhor investimento, pois podemos diagnosticar problemas em estágios iniciais. A confecção de dispositivos e aparelhos para o controle e diminuição do bruxismo protege a estrutura dental e aliviam as dores musculares. No entanto, é necessário se diagnosticar a causa do apertamento e bruxismo para se direcionar melhor o tratamento, não ser só paleativo.
Marque sua consulta com nossos especialistas.
0 comentários